O sistema de freio automotivo é responsável por desacelerar e parar completamente o veículo. Além disso, ele mantém o carro parado quando estacionado. Existem dois modos de acionamento: o pedal e a alavanca. Alguns modelos modernos também possuem acionamento automático, que freia o carro automaticamente em caso de perigo.
Principais componentes do sistema de freio
- Pedal: O pedal é a parte com a qual o motorista tem contato durante a condução. Quando pressionado, as rodas do veículo sçao bloqueadas.
- Alavanca: A alavanca provoca apenas a frenagem das rodas traseiras. O freio de mão é acionado por essa alavanca, mas ele não deve ser usado reduzir a velocidade do veículo.
- Disco de freio: O disco de freio, semelhante a um CD ou DVD, fica conectado à roda e é utilizado para desacelerar e parar o carro quando um material abrasivo é pressionado contra ele.
- Pastilhas de freio: As pastilhas pressionam o disco de freio para criar atrito e desacelerar o veículo.
- Fluido de freio: O fluido transmite a força do pedal para as rodas, garantindo que o sistema funcione corretamente.
- Cilindro-mestre: Ele pressuriza o fluido de freio e distribui a força para as rodas.
- Pinças de freio: As pinças prendem as pastilhas contra o disco de freio.
- Tambor de freio: Usado em freios a tambor, ele também desacelera o veículo.
Manutenção dos freios
Não ignore a manutenção dos freios. Verifique regularmente o nível do fluido, substitua as pastilhas e verifique o desgaste dos discos. Em caso de acidentes, substitua partes comprometidas.
Lembre-se: freios em bom estado são essenciais para sua segurança no trânsito. Mantenha seu veículo sempre revisado! 🛠️🚗